terça-feira, 21 de junho de 2011

Consultoria Empresarial

A velocidade das mudanças, tende a tornar o conhecimento obsoleto e desatualizado cada vez mais rápido, sem considerar que no dia a dia, ninguém tem tempo para se debruçar sobre livros, informativos e notícias. Nesse ambiente que enfrenta o desmoronamento de práticas tradicionais de gestão e que busca o crescimento com lucro, de forma sustentável, o papel de um consultor empresarial se mostra de grande utilidade.
O consultor empresarial tem influência sobre a gestão empresarial, mas não controla os processos, ele é um agente de mudanças que deve ser valorizado por sua imparcialidade. Ele trabalha na resolução ou prevenção de problemas que a empresa não consegue resolver.
A empresa que deseja se preparar para novos saltos poderá se beneficiar com o trabalho de uma consultoria externa. Além disso, a consultoria também atua na implantação de técnicas de gestão bem sucedidas, pois muitas empresas nascem de idéias empreendedoras e inovadoras que podem passar por uma fase de crescimento muito rápido e desordenado, e o empresário fica sem saber como estruturar o negócio  que tomou proporções não previstas.
Geralmente a consultoria segue 4 passos:
1-   Diagnóstico da gestão corporativa ou da gestão das áreas em questão. É como um “raio x” do cliente, onde é feito um mapeamento dos pontos fortes e fracos, e a análise das vantagens competitivas e ameaças eminentes. Avaliam-se padrões de desempenho e os sistemas de controle;
2-   Abordagem dos possíveis resultados a serem alcançados. Proposta de soluções e mudanças com impacto direto no resultado. Definição de metas e objetivos;
3- Implantação do projeto. Para o sucesso dessa etapa é necessário que as pessoas envolvidas se comprometam com o projeto e busquem em conjunto o melhor resultado tendo sempre como foco as metas propostas. É o plano de ação que irá impactar nos processos, cultura, gestão e principalmente no resultado da empresa;
4-   Avaliação dos resultados e possíveis ajustes e correções, bem como sistematização de processos que irão garantir a continuidade das melhorias conquistadas.
É aconselhável que as empresas utilizem o serviço dos consultores sempre que houver necessidade de ajustes estratégicos, pois como disse Marcos Cobra – FGV: “Mais importante do que corrigir distorções é fazer a ‘medicina preventiva’ que ajude a reorientar a empresa”. Muitas vezes as soluções não estão dentro da empresa, soluções de fora podem ajudar a gerar resultados de impacto. Afinal, “Se tudo parece estar andando bem, é porque você não olhou direito” (Prof. Murphi- Universidade de Yale). 

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