sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tempo

O que mais se ouve falar atualmente é sobre a escassez de recursos, então busca-se um melhor aproveitamento destes para garantir suprir todas as necessidades das pessoas, porém o que muitos  ainda não se deram conta é que o tempo também é um recurso limitado e que muitos consideram escasso, não por que o dia encolheu ou porque o relógio anda mais depressa, mas porque temos hoje uma infinidade de compromissos, tarefas, ocupações  e ‘coisas’ pra fazer.
Prega-se um melhor aproveitamento dos recursos, e não seria diferente com o tempo, afinal não se pode comprar mais um pouquinho de tempo de supermercado, então só nos resta melhor administrar o que temos.
Quando tomamos consciência de que o tempo é limitado e igual para todos, percebemos que terá mais facilidade para atingir seus objetivos quem conseguir fazer um melhor aproveitamento desse recurso que é medido pelo relógio e pela sensação de momentos que nos escapam e nem sabemos onde foram parar.
Como aproveitar então o tempo, para fazer caber dentro de um determinado período cronológico todas as atividade que precisamos realizar e principalmente aquelas que desejamos, e que nos trarão maior qualidade de vida?
Você gasta seu tempo com o mesmo critério que gasta seu dinheiro? Lembre-se da máxima: Tempo é dinheiro. Então naqueles dias que você fica andando em circulo e quando chega no final do dia parece que não conseguiu concluir nada do que começou, lembre-se, se você não observar o que anda fazendo com seu tempo, não vai entender porque está sempre com aquela sensação de que o dia não rendeu. Se o tempo é o mesmo para todos, quem souber se organizar,  terá vantagens além de evitar problemas como: ansiedade, estresse, sobrecarga de trabalho, improdutividade, desmotivação, erros, etc
O primeiro passo para reverter essa situação é ter humildade e se render ao planejamento de suas atividades ao longo do dia, semana, mês. Somente com planejamento sério conseguiremos domar esse animal selvagem que insiste em nos escapar e poderemos ter uma melhora na qualidade dos serviços prestados, mais equilíbrio e a possibilidade de concluir tudo que começamos além de muitas outra coisas que garantirão seu crescimento como pessoa e como profissional.
O que para alguns é uma utopia, outros estão bem perto de conseguir: tempo para o trabalho, para a família, para o lazer, para a comunidade, para o aperfeiçoamento através de cursos, para  hobbies e até o tempo para o ócio.  A diferença está no planejamento consciente, que faz caber de forma natural, todas as atividades desejadas dentro do seu dia a dia.
Com treino, força de vontade, persistência e bom senso é possível organizar suas atividades e se dedicar a coisas mais importantes. O uso de técnicas adequadas fará a grande diferença e você poderá compreender como tudo tem seu tempo e há tempo para tudo.
Marta Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário