terça-feira, 19 de julho de 2011

Leões e outras feras

Quem nunca usou aquela expressão “tenho que matar um leão por dia”? Sendo assim, todos ‘matamos’ vários leões ao longo da vida, e isso nos capacita; a seguir em frente, a termos vitórias, a melhorar nossas competências, ou seja, evoluímos.
Estamos todos ‘craques’ nesse ofício de matar leões. É o dinheiro que é curto, é um trabalho que nos falta prática, é a educação dos filhos perante esse mundo vasto em desvios, é o relacionamento com outras gerações (pais, filhos), é a falta de tempo para o lazer, é a incompreensão do cônjuge, é o mau humor do chefe.  No final das contas esses leões já não nos assustam tanto, afinal fazem parte da vida e como nos ensinam desde pequenos, ‘somos vencedores’.
O problema começa a complicar quando outros bichos aparecem em nosso caminho, feras mais vorazes e perigosas que o leão, que afinal é o rei da selva. Dessas outras feras, nem sabemos qual seu papel na hierarquia da selva, o que sabemos é que aparecem do nada, e se não formos rápidos e eficientes seremos abatidos. Novas necessidades, nossas e dos nossos clientes, concorrência acirrada, novas culturas, novos tipos de relacionamentos, volume de informações que dobram a cada ano, inovações, inventos, ufa, são muitos desafios que enfrentamos a cada dia, sem contar que o ser humano está cada vez mais complexo devido à liberdade de escolhas e liberdade de expressão e isso fez o mundo mudar.
Ainda não temos total conhecimento desse novo mundo, as regras mudam a cada momento e não sentimos segurança em nada, pois tudo é novidade, tudo está sendo testado, tudo está com constante mudança e aperfeiçoamento.
Foi-se o tempo em que o vovô ficava sentado na varando no fim da tarde e olhando para as nuvens sabia prever com exatidão se no dia seguinte faria sol ou chuva. Hoje tudo é incerto e ninguém mais tem tempo para ficar sentado na varando observando nada.
Vamos com coragem e principalmente com criatividade, enfrentar as novas feras pois só enfrentando é que sairemos vencedores.
Marta Silva 19/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário